Naranjal Carbono Sustentable
A Paraguay Blue Carbon irá auditar, certificar, emitir e comercializar os títulos de Créditos de Carbono, oriundos do cultivo de seus clientes, com a finalidade de agregar valor aos produtos finais.
Para um produtor de NARANJAL participar do Projeto Agricultura de Baixo Carbono é necessário que tenha toda a documentação da propriedade a ser certificada em dia e de acordo com as exigências e normativas da Legislação Ambiental vigente no Paraguay.
ABC - Agricultura de Baixo Carbono
O mundo evoluiu e o AGRONEGÓCIO também. O avanço da tecnologia aliado ao alto desempenho e ao crescimento real do setor faz com que os números sejam cada dia mais positivos. A agricultura sempre foi rotulada como a maior responsável pelo desequilíbrio ambiental, como grande emissora de poluição e utilização de fertilizantes e outros produtos agroquímicos. O fato de a produção não poder parar precisa de aumentar, mas de forma sustentável e inteligente. Pensando nisso, a Prefeitura de Naranjal do Paraguai criou o Projeto Naranjal Carbono Sustentable em conjunto com a Preservação com Agricultura de Baixo Carbono, que consiste na adoção de boas práticas ambientais durante o processo produtivo, trazendo a redução de custos operacionais e de insumos. É como se fosse uma geração de Créditos de Carbono oriundos da redução de emissões de gases pelo MDL – MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO, trazendo uma nova fonte de renda para todos aqueles que participam.
Há algo que podemos fazer para minimizar os impactos causados por toda a cadeia AGRO global e ainda conseguir ganhar novos DIVIDENDOS capazes de gerar novo DINHEIRO. Os CRÉDITOS DE CARBONO gerados a partir das lavouras são o que há de mais inovador no campo da sustentabilidade, pois o Agronegócio move o mundo e é preciso produzir de forma ecologicamente correta para que se possa avançar também em novas frentes e áreas. A AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO veio para trazer equilíbrio e garantir que possamos continuar plantando e colhendo. Desta forma garantimos a sustentabilidade económica do setor, uma vez que cada dia mais consumidores de todo o mundo estão focados nas questões ambientais.
Como Funciona o Projeto Naranjal Carbono Sustentable?
Através da implementação de dez normas ambientais, aliada ao seu esforço na adoção de boas práticas no cultivo, a emissão de gases poluentes é reduzida e essa diferença é calculada e transformada em CRÉDITOS que são comercializados em todo o planeta. São normas práticas e com condições de fácil aplicabilidade, sem necessidade de investimentos ou mudanças estruturais, aplicando principalmente conhecimentos e tecnologias como bases dessas normas. Essas ações também geram economia de 5% no processo produtivo e trazem DINHEIRO NOVO de até 10% com a comercialização de COMMODITIES AMBIENTAIS chamadas CRÉDITOS DE CARBONO. Assim, a Prefeitura de Naranjal construiu um acordo sobre este programa inovador e único para o Paraguai que vai desde o preparo da semente até o uso do Ozônio (que substitui derivados de cloro e outras substâncias nocivas ao meio ambiente) até o final de todo o processo processo de produtividade e pode ser aplicado a todos os tipos de Cultura que irá auditar, certificar, emitir e comercializar os títulos de Crédito de Carbono, oriundos das lavouras de seus clientes, com o objetivo de agregar valor aos produtos finais trazendo maior rentabilidade aos produtores, tanto na preservação da área florestal como na produção agrícola.
Certificação Naranjal Carbono Sustentable
O consórcio de empresas cuidará de toda a implantação das Normas Ambientais e também fará todos os controles e fornecerá planilha de dados para certificação. Adotamos os padrões regidos pela ISO 14.001, que são Padrões Internacionais de Certificação Ambiental. O processo completo tanto para o mercado regulado como para o mercado voluntário pode demorar até 12 meses a partir do início da sua implementação. Concluída a certificação, os títulos já validados vão para o mercado.
Como Participar?
Para que um produtor NARANJAL participe do Projeto Agricultura de Baixo Carbono é necessário que ele esteja com toda a documentação da propriedade a ser certificada atualizada e de acordo com a Legislação Ambiental vigente. Uma vez atualizada a documentação, é celebrado um contrato de Cessão de Direitos de Uso Ambiental do imóvel que nos dá o direito de explorar serviços ambientais, incluindo a emissão e comercialização de Créditos de Carbono. Cada contrato tem prazo mínimo de 7 anos, podendo ser renovado por mais 7 anos, automaticamente.
Créditos de Carbono por Safra
A contagem de toneladas por hectare é da EMBRAPA, que identificou o sequestro de entre 10 e 15 toneladas por hectare de CO₂, ao preço de US$ 10,00 por tonelada no comércio mundial. Cada hectare converte 10 toneladas/ano, ao preço de US$ 10,00 por tonelada. Não há custo de implementação para o produtor.