Fale Conosco Agora Mesmo!

+55 (45) 99958-0699

 

Como Neutralizar as Emissões?

Como se inicia um processo para neutralizar as emissões em uma empresa?

O ponto de partida para neutralizar a emissão de carbono de qualquer organização é através do inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que é um mapeamento de todas as fontes de emissões identificáveis nos processos da empresa, para reduzir tudo o que for viável, e neutralizar o que sobrar. Para ser considerada uma Empresa Carbono Neutro, é necessário que sejam trabalhados três pontos: a medição das emissões de Gases de Efeito Estufa, a diminuição dessas emissões e, ao final, o estabelecimento de uma estratégia bem planejada para a neutralização.

1ª Etapa - Mensurar as Emissões

A quantificaçãodo volume de emissões de uma organização, de forma a se poder avaliar a "pegada de carbono" de suas operações é feita através do Inventário de Emissões de GEE, ferramenta criada para esta finalidade. A Fundação Getúlio Vargas - FGV teve a iniciativa de desenvolver o Programa Brasileiro GHG Protocol, que faz todos os cálculos mediante a inserção de informações específicas. Conheça a ferramenta acessando: ghgprotocolbrasil.com.br.

Não seria exagero afirmar que essa é a Etapa mais complexa de todo o processo. A ferramenta leva em consideração não somente as operações diretas da empresa, mas também todas suas operações indiretas. Estas operações são categorizadas em três tipos, levando em conta as fontes de emissão:

ESCOPO 1

Fontes que a organização tem responsabilidade direta.

Exemplos:

  • Geradores que consomem combustível fóssil
  • Processos industriais
  • Frota própria de veículos propelidos a combustível fóssil
  • Desmatamento e mudança de uso do solo
  • Atividades agrícolas
  • Tratamento de efluentes
  • Outros...

 

ESCOPO 2

Fontes que provocam emissões indiretamente pelo consumo de energia elétrica.

 

ESCOPO 3

Fontes de emissões indiretas.

Exemplos:

  • Viagens de negócios
  • Deslocamentos casa-trabalho-casa de funcionários
  • Transporte e distribuição upstream e downstream
  • Destinação de resíduos sólidos gerados
  • Outros...

 

2ª Etapa - Reduzir Todo o Possível

Com o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa elaborado, já se tem conhecimento de em que pontos se deve focar os esforços pada implementar as necessárias reduções de emissões nas operações da companhia. Dentre as medidas mais utilizadas e de fácil implementação para diminuir as emissões está a substituição ou redução do consumo de combustíveis fósseis, com a adoção de outras fontes de energia renováveis, como elétrica, eólica etc. A melhoria da eficiência energética nos processos industriais e a implantação de sistemas e/ou dispositivos de controle da liberação de gases resultantes dos processos fabris, como filtros em chaminés, a substituição das fontes de luz com a adoção de lâmpadas de led de baixo consumo, são outras formas de se reduzir substancialmente a emissão dos GEEs.

Uma estratégia de grande importância ao se atingir essa etapa do processo é a criação de metas claras de redução de emissões, ao mesmo tempo que se trabalha na conscientização da equipe de colaboradores para que promovam uma mudança permanente de hábitos, de forma a não só se alcançar os objetivos planejados, mas a se mantê-los.

3ª Etapa - Neutralizar as Emissões Não Alcançadas Nas Etapas Anteriores

As ações elegidas para serem implementadas para a redução das emissões de carbonos são parte indissociável do caminho a ser percorrido, mas tomar as medidas necessárias para neutralizar as emissões que restam é a única solução viável para que uma corporação atinja a meta de se tornar uma empresa carbono zero.

O Programa Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal - REDD+ é uma ferramenta incomparável para a neutralização das emissões. O Programa é, na verdade, um instrumento para o financiamento da preservação de florestas com a intenção de reduzir as emissões de gases de efeito estufa - GEEs, oriundos do desmatamento e da destruição das florestas. Toda e qualquer organização pode aderir a um projeto de conservação adquirindo créditos de carbono gerados pelas florestas que preserva.

As corporações que optam por reduzir suas emissões recorrendo aos Projetos de REDD+ além de lutarem de forma direta contra as mudanças climáticas, ainda contribuem para impedir o desmatamento das florestas sobre as quais tais projetos são implementados, atuando de forma importante na preservação da biodiversidade e incentivando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais com sustentabilidade. É crescente o entendimento de que o investimento em projetos de carbono traz enormes benefícios para as companhias que os apoiam.

Rua Carlos de Carvalho, nº 4078
Centro | CEP 85810-080 | Cascavel | PR
contato@brazilbluecarbon.com

Fale Conosco Agora Mesmo!

+55 (45) 99958-0699